Como funciona a consulta de queda de cabelo?

Por: Dra. Luiza Alonso 22 de setembro de 2022

Você nota uma queda de cabelo aumentada ao se pentear ou durante o banho, quando ficam vários fios na escova ou no ralo do chuveiro? Ou sente que o cabelo tem ficado mais fino e ralo a cada ano?

Vários fatores podem causar a queda e rarefação de cabelo (tanto genéticos, quanto situações de estresse intenso, distúrbios hormonais, falta de vitaminas ou até outras doenças).

Diante de tantos diagnósticos diferenciais a consulta capilar se torna fundamental. Nela, iremos realizar uma anamnese (ou seja, uma conversa detalhada para entender sua queixa e pesquisar fatores associados), exame físico, exame dos cabelos e solicitação de exames laboratoriais quando indicados. Além disso, realizamos o exame de tricoscopia.

A tricoscopia nada mais é que o exame do cabelo por meio de um dermatoscópio. Trata-se de um aparelho que permite ampliar a imagem múltiplas vezes, por meio do qual conseguimos visualizar detalhadamente as estruturas do fio de cabelo e do couro cabeludo. A realização do exame de tricoscopia requer grande experiencia e estudo específico do médico, para a correta interpretação do mesmo.

Em alguns casos, embora sejam a minoria, pode ser necessária a biópsia do couro cabeludo para se identificar a causa do problema.

Publicado em: 22 de setembro de 2022 por
Vamos Conversar?